Um Herói, de Asghr Farhadi TESTES A&c Um HeroiFI

Um Herói, de Asghr Farhadi
0 (0)

11 de março, 2022 0 Por António Lourenço
  • 2Minutos de leitura
  • 499Palavras

Um Herói

 

 

Um Herói , realizado pelo já famoso e premiado realizador iraniano Asghr Farhadi, no ano de 2021, tem a duração de 127 minutos e obteve a Palma de ouro do Festival de Cannes, estando ainda nomeado para o Globo de Ouro do melhor filme em língua estrangeira. Outros filmes realizados pelo mesmo realizador, que alcançaram sucesso: Todos Sabem, O Vendedor e Uma Separação.

 

Um Herói (2021) Rahim Soltani (Amir Jadidi)

Um Herói  (2021) Rahim Soltani (Amir Jadidi)

 

Durante o filme, paira uma dimensão algo misteriosa e intricada, no qual as redes sociais veem trazer uma nova dimensão, um papel crucial no ‘script’. Cito o mítico realizador Jean Renoir, que afirmou: “A coisa mais terrível é que todos têm os seus motivos”. Ora em Um Herói, entendemos o quanto este filme o ilustra, bem como ressalta as consequências dos erros humanos, típico nos filmes deste realizador. Outro aspeto são as crianças presentes no filme, que observam as discussões e as crises dos adultos.

Logo ao abrir do filme, maravilhamo-nos com uma soberba fotografia do tumulo de Xerxes, no Irão. Seguindo-se a histórica cidade de Shiraz. Rahim, está preso por dividas, mas vai gozar de uma licença de 2 dias em liberdade. A sua namorada entrega-lhe um pequeno saco de moedas de ouro, que tinha achado na rua.

 

Um Herói (2021) Rahim Soltani (Amir Jadidi)

Um Herói  (2021) Rahim Soltani (Amir Jadidi)

 

Rahim tem a ideia de procurar o dono, através da Internet, dizendo ter sido ele a encontrar, o espólio. Também sabemos quem era o credor, foi um amigo do ex-cunhado, que antes teve negócios desastrosos com Rahim, que não lhe perdoou a divida e o denunciou e acusou à policia, originando a prisão deste.
Ora o facto de Rahim querer devolver o dinheiro, vai criar publicamente , uma aureola de herói e de admiração pelo seu gesto de honestidade, mas devido a alguém ter lançado dúvidas, sobre a verdade dos factos, ele é posto em causa.

Uma das questões que se levantam, facto de ele apresentar contacto da pessoa quem devolveu as moedas porquê. Como explicaçãRahim, vai dizer que conversaçãcombinação, com pessoa quem devolveu, saco com as moedas de ouro, tinha sido efectuada para telefone da prisãpara seu telefone pessoal.

 

Um Herói (2021) Farkhondeh (Sahar Goldust) e Rahim Soltani (Amir Jadidi)

Um Herói  (2021) Farkhondeh (Sahar Goldust) e Rahim Soltani (Amir Jadidi)

 

Para esta sociedade existe muito profundamente a defesa intrínseca de, acima de tudo estar a sua honra e vergonha.

No final paira o mistério de se descobrir, a quem foi devolvido, o saco de moedas.


Talvez seja do seu interesse: Manifesto Nada | Ópera De António De Sousa Dias

0

Como classificas este artigo?
Cinema, Teatro e Canto Lírico

Melómano e cinéfilo inveterado com décadas a ver e ouvir o que de melhor foi e é Produzido e Realizado no Cinema, Teatro e Canto Lírico.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos